DIETA DO MEDITERRÂNEO

DIETA DO MEDITERRÂNEO

A dieta do Mediterrâneo é baseada em alimentos produzidos e consumidos na região do Mar Mediterrâneo (Itália, Grécia, Espanha e Líbano). Por isso leva esse nome e só ganhou destaque porque essa população apresentava baixa incidência de doenças cardiovasculares.

O objetivo da dieta é privilegiar o consumo de alimentos frescos como frutas, vegetais, azeite, cereais integrais, leite e queijo, apresentando considerável proporção de “gorduras boas”. Apresenta ainda a

característica de aproveitar a sazonalidade, acompanhando as épocas de safras.

Os benefícios da dieta são, além de auxiliar na manutenção do peso, atuar preventivamente contra doenças cardiovasculares, Câncer, Diabetes e doenças degenerativas, Aterosclerose e Trombose. Além disto, fornecer ainda mais nutrientes ao corpo, já que utiliza mais alimentos frescos e menos processados, que são escassos em nutrientes. Uma única desvantagem desta dieta deve–se ao consumo de vinho, já que o álcool é um agente tóxico ao organismo.

O que está liberado: frutas, hortaliças, cereais, leguminosas (feijões), oleaginosas (castanhas), peixes, leite e derivados (iogurte, queijos), vinho, azeite de oliva, dentre outros.

O cardápio tem a característica de baixo consumo de carnes vermelhas, gorduras de origem animal, produtos industrializados e processados e alimentos ricos em gordura e açúcar.

Veja abaixo um exemplo de Cardápio de Dieta Mediterrânea:

 

Clique aqui para baixar o cardápio

 

DIETA DO MEDITERRÂNEO

A dieta do Mediterrâneo ganhou destaque após ser estudada como dieta preventiva a doenças cardiovasculares especialmente, mas apresenta bons resultados na prevenção de diversas outras doenças como Câncer, Diabetes e doenças degenerativas, Aterosclerose e Trombose.

Consiste em privilegiar o consumo de alimentos frescos como frutas, vegetais, azeite, cereais integrais, leite e queijo, de “gorduras boas” e redução de carnes vermelhas e gorduras de origem animal.
Para começar, reduza o consumo de industrializados, açucares e gorduras de origem animal, consuma frutas e vegetais e aposte no azeite de oliva e castanhas. Saiba mais sobre a dieta no site www.vanessamigray.com.br e veja um cardápio completo.